15 de setembro de 2010

Lençóis Maranhenses, vale a pena o esforço!




Tínhamos somente um fim de semana no Maranhão, mas ficamos com pena de não visitar os Lençóis. Sabíamos que a viagem seria muito cansativa, pois era domingo e teríamos que dirigir 320km pra ir e tudo de novo na volta, e tarde da noite ainda teríamos que voltar pro Rio.

Quando perguntamos se isso era possível, no balcão de informações do aeroporto, a resposta que tivemos foi: "É longe, mas a estrada é ótima! Vai levar 3 horas pra ir e 3 pra voltar."

Levantamos às 6:30 de domingo para pegar a estrada. Como não tínhamos mapa, tivemos que ir perguntando de posto em posto para sabermos se estávamos na direção certa. O mais engraçado era ver a cara das pessoas quando as abordávamos. Imaginamos que fosse uma situação parecida com um turista em Copacabana perguntando se estava na direção certa para Juiz de Fora. A cara das pessoas era inacreditável. Cada vez que eles diziam "é pra lá, mas nossa, mas é muito longe!", o Flávio olhava pra mim com cara de roubada e dizia "eu vou ter que dirigir pra ir e pra voltar". Eu já estava ficando nervosa com aquilo e quase desistindo.

Andamos um bocado. E outra: eu sempre achava que estava no lugar errado, porque nunca chegava a estrada ótima que as pessoas falavam, por isso paramos tanto pra perguntar se estavamos no lugar certo. Portanto, se for aos Lençóis dirigindo, caia na real. A estrada não é NADA ótima. É no máximo de razoável pra ruim. É de mão dupla com uma pista apenas pra cada sentido, mal sinalizada e cheia de animais na pista. Muito cuidado com os animais camuflados da cor da vegetação! Os jegues surgem na frente do carro e você nem vê! Além disso, como é quente demais, o asfalto está completamente deformado em alguns pontos. Isso também estava nos preocupando porque andar 300km a 60km/h ia demorar um bocado.

Fomos parando e perguntando e finalmente chegamos. Fomos cercados por um guia-mirim que parecia um polvo colado no nosso carro. Eu pedi algumas informações a ele e ele nos seguiu o tempo todo, o que ja estava deixando o Flavio mais nervoso. Mas o menino foi muito atencioso e não custava nada ouvir a sugestão dele, afinal todos os passeios são iguais e já era mais de meio-dia quando chegamos. Devido ao horário, não podíamos mais fazer o passeio em grupo, que sairia às 14h e retornaria somente às 18h, pois ainda tínhamos que voltar pra São Luis - e pro Rio, depois!

O tal menininho conseguiu um precinho especial pra gente e o passeio individual que inicialmente era R$300 saiu por R$230. Entramos numa Hilux que era dirigida loucamente sobre a areia, com o vento batendo na cara e um sabor delicioso de aventura. Mas o tal passeio de 4x4 só te deixa no pé das dunas. Para seguir mesmo, você precisa ir andando, a pé, duna a duna. Confesso que quase desisti quando vi aquele monte de areia branca sob aquele céu azul com sol escaldante. Mas o guia estava tão empolgado que convenceu que valia a pena. Começamos a subir e descer dunas e a cada nova duna, uma nova lagoa, com água doce cristalina, que aliviava o pé queimado da areia quente. Alguns pássaros, pouca vegetação. Areia, areia, areia. Valeu a pena! depois da última duna, uma lagoa funda, onde fiquei uns 15 minutos me refrescando.



Depois disso tudo era hora de voltar. Estávamos cansados, mas ninguém reclamou na volta ou achou que foi um grande esforço. Esse passeio sem dúvida valeu cada quilômetro e eu não poderia ter ido ao Maranhão e não ter conhecido esse pedacinho do paraíso.

Um comentário:

Lene Rodrigues disse...

Os lençois é PA-RA-DI-SI-A-CO!
Pena ter pego a estrada qd ainda estava esculhambada. Agora tá ótima, bem sinalizada, fiz os 265km em 2h e meia, com direito a 2 paradinhas para comprar água. Foda são os animais na pista. Mas compensa ir até lá e contemplar esse paraíso!