29 de dezembro de 2009

Panamá, o paraíso das compras

Peguei um voo com escala no Panamá. Antes de ir, conversando com um sócio da empresa para a qual trabalho, descobri que o Panamá tem uma zona franca, por ser hub aéreo e, é claro, por ter o valioso canal do Panamá. Antes mesmo de ir já fiquei com vontade de mudar minha passagem para ficar uns dias na capital das boas compras, mas não deu.

Sendo assim, tivemos que conferir no aeroporto, já que tínhamos uma escala de 4h na conexão. Sabemos que preço de aeroporto não é dos melhores, mas se na cidade o preço é melhor do que aquilo, realemente o Panamá é o paraíso dos consumistas, como meu namorado. Tive que controlá-lo para não comprar tudo o que havia na loja de eletrônicos. Na definição do Flávio: "não tem uma grande variedade de marcas, mas tem o melhor de tudo".

Bem, é claro que o menino comprou. Compramos um telefone pelo mesmo preço que tínhamos visto no e-bay, um super karaoke profissional com microfones wireless e 9 mil músicas (sim, 9 mil músicas!), um depilador elétrico. Flávio ainda queria ter trazido um playstation 3, uma TV de 32 polegadas, um relógio. Eu, preocupada com os impostos na chegada ao Brasil, fui surpreendida pela vendedora ao ser informada que eles fazem uma nota com o valor que você quiser. Não foi necessário sonegar, mas o povo ali sabe como seduzir o consumidor brasileiro. E teve tanto brasileiro trazendo TV de 32' que o avião não pôde embarcar todos os passageiros por excesso de peso. Fomos surpreendidos mais uma vez quando a aeromoça anunciou que quem topasse ficar mais um dia para ceder o lugar no avião seria recompensado com 500 dólares e um aparelho de DVD. Infelizmente não ficamos por que senão não chegaríamos a tempo para o Natal.

Mas já estamos loucos para voltar e ficar uns dias na cidade do Panamá.

123 comentários:

Raquel Oliveira disse...

Valmor, segue resposta para o email "Raquel ,

Vi Seus Comentários Sobre Compras no Panama , e Gostaria que Vc Falase Mais à respeito , e Quais As Marcas que Se Encontram Lá , é Tudo Original , e Qual o Limite de Compras !"

O Panamá tem uma zona franca ótima para comprar. Como é umponto estratégico para a chegada de mercadorias via marítima do mundo todo e caminho para a America do Norte via canal de Panamá, as lojas nessa zona podem vender os produtos livres de impostos. Os preços são realmente bem atraentes.

Lá se encontra de tudo. Bolsas, roupas, eletrônicos, brinquedos.

No site da zona franca de Colón (http://www.zonalibreenlinea.com) vc pode encontrar todas as lojas afiliadas e seus sites independentes.

Além de um ótimo lugar para comprar, o Panamá é um lugar muito bonito e de turismo muito barato. Vale a pena mudar o trajeto Miami que já está batido e conhecer um outro povo, comuma cultura riquíssima e lindas paisagens.

Depois conte sua experiência!

Raquel Oliveira disse...

E antes que eu me esqueça: o limite para compras em viagens sem imposto no Brasil é de US$500.

Mas no Panamá eles dão notas no valor que vc quiser pelo produto. Cuidado para não pedir notas com valores absurdamente baixos e ainda ser preso por sonegação!

Tudo que passar de US$500 deve ser declarado e será cobrada uma taxa de 50% do que passa desse valor.

Raquel Oliveira disse...

Seguem dúvidas da Larissa, que eu vou responder aqui para ajudar aos outros leitores:

"Oi Raquel!!

Td bem?
Vi no seu blog que foi ao Panamá, e gostaria de te pedir algumas dicas, lógico se não for mto incomodo.
Eu e meu marido vamos p Punta Cana e vamos passar pelo Panamá, na volta vamos ficar 7 horas no aeroporto, ai pensamos em ir na cidade passear... vi algumas indicações de um shopping, o canal, etc.. mas queria mesmo ir as compras, rsrs.
Onde vc me indica? Sabe me informar tb se la no free shop os preços são melhores q as lojas do Panama (shopping ou outro lugar)? Lá no Panamá e no free shop tem loja da MAC (maquiagem)?

bjos e obrigada!!

Larissa"

Larissa,

Primeiramente obrigada por nos seguir e não, nunca é incomodo responder suas perguntas! :)

Se você tem 7 horas no aeroporto, talvez deixem você sair para fazer compras. AS lojas de Colon têm um preço ainda melhor que as do free shop. MAS tenha em mente que seu tempo é curto e que você tem um limite de peso e volume de bagagem, ok? Senão a gente pira por lá!

O primeiro conselho que eu dou é: vá direto ao ponto! Como o tempo é curto, é importante que você já saiba o que vai comprar, pra não ficar fazendo shopping sem propósito e perdendo seu valioso tempo por lá. AS lojas têm mais ou menos os mesmos preços e muitas são do mesmo dono, então, mais importante que ficar indo de loja em loja, é pedir desconto. Eles sempre dão. Ofereça uma vantagem do tipo "se eu levar 3 volumes, tenho desconto?" ou, "se levar o mais caro você faz um preço melhor?"

Para ir a Colon, na zona franca, basta pegar um taxi no aeroporto. Taxi no Panamá é muito barato e você vai gastar o equivalente a dois dólares para chegar ao seu destino.

Nesse site você pode ver quais lojas estão em Colon: http://www.zonalibreenlinea.com

E lembre-se: vocÊ vai ter vontade de comprar muito mais do que precisa. Cuidado!

Kiko Nascimento disse...

Olá Raquel!
Como vc foi à Cólon, então talvez possa sanar algumas dúvidas minhas.
Vou pra um cruzeiro pelo Caribe e uma das paradas é Còlon. Já vi falarem antes, mas foi muito pouca coisa. A variedade de coisas lá é grande mesmo? É muito barato lá?
Já sei da violência, das favelas e tal. Mas como soube que diversos cruzeiros param lá, acredito que exista um esquema para turistas.
Quero comprar eletrônicos e principalmente material e fotografia. Minha esposa vai querer tênis, relógio, bolsas e perfumes...acho fácil? E posso levar tudo na hora mesmo?
Ah! Lá pago tudo no cartão?????

Abraço

Kiko

Raquel Oliveira disse...

Kiko,

A variedade é razoável e vc vai encontrar as marcas mais conhecidas lá. Os preços são tão bons quanto Miami.

Você vai encontrar todos os eletrônicos, tênis, bolsas, relógios, perfumes e também material fotográfico. Eu estava bem inclinada a comprar lentes e um flash para minha camera, mas ainda nao tinha certeza se ia trocar de equipamento.

Pagamos a maioria das coisas com cartão de crédito mesmo.

Não sabia da violência e as favelas não chocam os brasileiros. Claro que não devemos dar mole em lugar nenhum e objetos de valor devem ficar no cofre do hotel ou em um guarda-volumes.

Vc pode ir de um lado ao outro do país em poucas horas, e há muito para conhecer, não vai ficar só comprando, hein!!!

Kiko Nascimento disse...

É...como iremos de cruzeiro e ele vai direto pra Colón com apenas algumas horas, então só dará pra comprar mesmo. Mas quero depois fazer uma viagem pra lá pra conhecer o país, e inclusive surfar as boas ondas de lá.
Mas por ser uma zona franca lhe faço uma pergunta: Posso levar as compras na hora? Ou tem algo de retirar no aeroporto?

Abraço.

Anônimo disse...

Ei Raquel,
vi suas dicas, que ja me esclareceram bastante sobre a viagem que farei com minha esposa.
Iremos a Cancun, e teremos uma escala de uma hora no Panama. Da para fazer compras neste espaço curto de tempo ? Como eletronico é barato, ja estou anciosérrimo !!!!

Abraço,

Fred

Raquel Oliveira disse...

Olá, desculpe a demora na resposta! Dá pra fazer compras na escala sim. Todas as lojas são domesmo dono, entao vc não precisa ir a todas. No desembarque do voo do panama na sua escala tem uma loja grande, que tem todos os produtos eletronicos e perfumes das outras lojas. Pode ir lá que é certo! E não esqueça de pedir desconto pra TUDO que vc for comprar. Eles darão o desconto e vc ainda pode pedir uma nota com valor mais baixo para evitar problemas na alfãndega.

Unknown disse...

Oi, Raquel
Vou para o Panama na sexta feira santa e gostaria de saber se o comércio fecha nesta data. E voce indicaria algum shopping?
obrigada
Renata

Raquel Oliveira disse...

Oi Renata, que invejinha de vc! tentei ir pra la na Pascoa mas nao consegui voo, acabei conseguindo ir p Washington e NY.

Eu não sei se as coisas funcionam no feriado por lá. O Panamá é um país predominantemente catolico e nao sei se sexta-feira as lojas fecham, é melhor vc aproveitar a quinta-feira.

Sugiro o Paseo Colon, que tem a lojas tax-free. Mas nao deixe de fazer passeios também no canal e nas praias do litoral leste.

Boa viagem!

Mônica disse...

Oi Raquel!Vi no seu blog informacões sobre compras, muito bom. No meu caso gostaria se possível informacões sobre morar no Panamá, Local para aluguel de um bom apartamento , tipo de alimentaçao do dia a dia etc... Agradeço se puder me ajudar, obrigada!

Unknown disse...

Boa tarde Raquel, estou muito interessado em ir ao Panamá, fazer umas comprinhas, portanto, gostaria que se possível você me indicasse alguns hoteis, tipo bbb bom bonito e barato.

Fernando

Unknown disse...

Boa tarde Raquel, estou muito interessado em ir ao Panamá, fazer umas comprinhas, portanto, gostaria que se possível você me indicasse alguns hoteis, tipo bbb bom bonito e barato.

Fernando

Anônimo disse...

Raquel, bom dia.
Primeiramente quero parabenizá-la pela prestatividade que tem. Estou em Brasilia e gostaria de ir para o Panamá fazer compras, e pelo que notei, realmente lá é o lugar ideal. No entando percebi que vc fala muito de eletronicos e afins. gostaria de saber se lá também podemos comprar roupas e perfumes, tipo Tommy, Ralph....qual a sua experiência e percepção sobre isso
Obrigado


Marcelo

Victor Tavares disse...

Realmente como a Raquel comentou , o panama é sem duvida p paraiso das compras , tive esse previlegio de estar la durante uma semana e aproveitei o maximo que pude , gastando muito porque tudo é muito barato ,resumindo panama é tudo de bom para passar suas ferias .

Cláudio disse...

Raquel,

Vi seu blog e, se não for incômodo, gostaria da sua ajuda.

Vou pra Punta Cana e na ida ficarei 4 hs no Panamá. Dá pra ir a algum shopping (qual vc me indicaria - mais perto e mais em conta) ou só dá pra fazer compras no aeroporto?
No aeroporto, os preços tbm valem a pena?
Como é minha primeira viagem internacional quero saber se não tem problema de fazer compras na ida, pois depois ainda vou pra Punta Cana e na volta tbm paro no Panamá, mas só por 1 hora.
Desde já agradeço. Cláudio (claudiodcbhz@gmail.com)

Raquel Oliveira disse...

Claudio, infelizmente não te deixarão sair do aeroporto com apenas 4 horas. E mesmo que deixem, vc corre um risco imenso de perder seu voo.

Uma vez decidido que a sua unica opção é comprar o no aeroporto (que já é muito bom), o problema agora é comprar na ida ou na volta. A volta tem um tempo apertado, e vc pode comprar se já souber o que quer. O aeroporto do Panamá é bom para eletrônicos e cosméticos. Se vc ja sabe o que quer e quanto quer pagar, pode deixar pra volta. Não precisa ficar pesquisando preço pq todas as lojas do aeroporto são do mesmo dono e têm o mesmo preço. Peça desconto em tudo, eles vão dar.

O risco de vc comprar na ida para Punta Cana é que se vc vai pegar um voo domestico lá, ou precisar pegar transporte maritimo e estiver com muito volume, vai ter transtorno.

No entanto, se vc não for comprar demais, ou grandes volumes, como uma TV por exemplo, pode comprar na ida.

Lembre-se que o risco de comprar na ida será vc se empolgar com os preços e exagerar... por isso, mais uma vez, uma lista sempre ajuda.

Boa viagem e conte sua experiencia depois!!!

Anônimo disse...

bRaquel! Adorei seu blog! Foi um dos mais completas e interessantes que já li.
Vou para Cancun em julho e farei escala no Panamá de 1h30 na ida e na volta.
Sei que é pouco tempo, mas vc acha que dá para fazer compras boas no free shop de lá?
Vc sabe quais marcas tem lá?

Muito obrigada!
Renata

Raquel Oliveira disse...

Oi Renata, obrigada!

Acho que o que eu disse pro Claudio ai em cima serve exatamente pra vc tb.

Quanto às marcas... no aeroporto vc não encontra roupa. Tem muito cosmético e eletrônico. As marcas são aquelas que todos amamos: lancome, dior, cartier, chanel, YSL, etc e Sony, HTC, Apple, Magic Sing, Phillips, Samsung, etc.

Boa viagem!

cinthya disse...

Olá raquel quero parabenizá-la por seu blog esta me ajudando muito. E gostaria que me desse uma opinião: Vou passar minha lua de mel em punta cana e na volta passarei por panamá.Chegarei ás 14:30 no panamá e o embarque será ás 21:30. Tirando o tempo que se perde com embarque, desembarque, temos uma média de umas 4 horas livres. Vc acha que dá tempo e compensa sair do aeroporto para fazer compras? Queremos comprar apenas relogio, tenis, bolsa e cosméticos.A partir de quanto tempo é liberada a saída do aeroporto? Paga alguma taxa para sair? Ou seria melhor aproveitarmos esse tempo para curtir o freeshop do aeroporto do panamá?
Aguardo sua resposta.
Obrigada

cinthya disse...

Oi raquel , sou cinthya que enviou um email falando da viagem lua de mel.Acabei de ver uma informação: o aeroporto do panamá fica a mais ou meno duas horas de colon se tenho apenas 7 horas no aeroporto de panamá, não da tempo pro embarque, desembarque e mais o deslocamento para, colon. O q vc acha?

Raquel Oliveira disse...

Oi Cinthya!

Eu acho que pra sair do aeroporto vc tem que ter o dia todo, ou fica muito arriscado. No aeroporto tem relogio, cosmetico e eletronicos. Nao tem muita variedade de tenis ou roupa nao. Mas vale a pena comprar o que tiver por lá. Se vc for voltar pelo Panamá, eu recomendo que vc dê uma volta e anote preços na ida e faça as compras na volta. Assim vc pode comparar com o que vc vir durante a viagem.

E olha, estimo uma viagem e, principalmente, um casamento maravilhoso, duradouro e cheio de amor. Que vocês somem sempre ao invés de dividir.

Um beijo!

Paula Silvino disse...

Oi Raquel,

Li o seu blog e fiquei muito animada com suas dicas sobre as compras no Panamá.
Estou indo quinta-feira de madrugada para Punta Cana e na volta passaremos pelo panama teremos 10 horas entre um voo e outro.
Você acha que vale a pena ir pra zona de colon?
Andei pesquisando e achei um shopping chamado allbrook mall, que disseram que também é bom pra fazer comprar e é mais proximo pra que a gente não tenho risco de perder o voo. Você conhece?
Queria saber como eu faria pra poder sair do aeroporto pra ir pra um desses lugares. Ouvi falar de um ônibus que sai do aeroporto e pode nos levar pra um shopping (ou um lugar de compras), você sabe se tem mesmo e pra onde ele nos leva?

Espero que possa me ajudar a tempo.

Desde já agradeço

Paula

karla disse...

Oi Raquel, li suas dicas de compras no Panamá e gostaria da sua ajuda, estou indo para Cancún em 29/08 e na volta (05/09) devido a conexão ficarei umas 06 horas no Panamá e gostaria de fazer umas compras como por exemplo: tênis, perfumes, cosméticos, eletrônicos, bolsas, roupas, relogios e etc.
Agora me diz o que eu faço, compro nas ljs do aeroporto mesmo por não ter tanto tempo disponivel ou me aventuro e vou ao shopping na cidade fazer essas compras e em qual shopping deve me direcionar? Então Raquel o que vc. me sugere, me ajude please!!!rsrsrs
Obrigada.

cris disse...

Olá Raquel comprei minha passagem para punta cana e na volta passarei 8 horas no aeroporto do panamá. Mas agora meu noivo e eu estamos pensando em remarcar as passagens e ficar um dia no Panamá, mas não em colon (li q em colon é mais para atacado).Teremos que pagar 950 reais por essa remarcação. O q vc acha? Compensa mesmo pagar esse valor e ir para o panamá, ou é melhor ficarmos só no aeroporto.Queremos roupa, relogio, perfume. Sei q não tem roupa no aeroporto,mas com esse dinheiro, poderíamos comprar aki mesmo em são Paulo.Então, o que achas? Vale tanto a pena ir pro panamá?

Raquel Oliveira disse...

Cris, pra comprar roupa, tenis, e se for gastar muito mais que o valor da troca, etc vale sim. Mas ja que vai pagar, aconselho a ficar pelo menos 3 dias para conhecer mais do Panamá. Tem praias lindas e o canal é interessante!

Raquel Oliveira disse...

Karla, com esse tempo vc nao consegue sair do aeroporto.

Aproveite as lojas lá de dentro, mas como ja disse antes, nao tem roupa pra comprar :(

Fernando disse...

Boa tarde Raquel, gostaria de saber se na zona franca de Colon dá para comprar no varejo. Obrigado

Fernando disse...

Boa tarde Raquel, gostaria de saber se na zona franca de Colon dá para comprar no varejo. Obrigado

Raquel Oliveira disse...

Consegue sim, Fernando!

Elisangela disse...

Boa tarde Raquel,
Li seu blog e adorei as informações, sobre a ida ao Panamá, eu e meu marido iremos em outobro, para tanto, gostaria se saber como proceder para trazer um notbook e algumas outras comprinhas de lá. Se na volta não complicando no aeroporto. Se não corremos o risco de perder as compras, como devemos proceder.

Elisangela
contato: lillycs3@gmail.com

Fernanda disse...

Oi Raquel, eu e meu marido vamos passar nossa lua de mel no Panamá.COmo são as prais de lá? Estamos também interessados em compras, cosméticos e roupas.
Há muita variedade em roupas? E em cosméticos, tem loja da MAC?
Desde já agradeço.
Obrigada,

Fernanda

Raquel Oliveira disse...

Elizangela, AS regras de importação se aplicam para qualquer país que vc visite, assim, sua cota continua sendo de US$500. O que mudou ultimamente é que alguns produtos podem ser trazidos de boa, como camera fotográfica, celular e tablet, que agora a receita entende como de uso pessoal.

Notebook continua sendo alvo de imposto, então peça para o vendedor fazer uma nota de até US$500. Eles fazem isso na boa e vc nao terá problemas quando chegar aqui.

Raquel Oliveira disse...

Fernanda, vc vai amar. É um destino ainda barato mas com praias lindas para mergulho e vc pode escolher em que oceano vai: no Atlantico (mais bonito) ou no Pacifico (mais rochoso e bem pitoresco). Em Colon vc encontra tudo e a preços incríveis.

Aproveite sua lua de mel! Desejo muita sorte e uma união duradoura, e que a vida de vcs dê espaço sempre para muitos drinks a dois à beira mar!

Divirta-se!

Thiago disse...

Olá Raquel, quero lhe parabenizar primeiramente pelo grande apoio que vem dando a todos que se interessam em saber um pouco sobre o Panamá antes de viajar, minha tia esteve no Panamá recentemente e ela comprou um DVD postátil lindo da Philips por apenas U$ 19,50 no aeroporto, o que gostaria de saber é se eu posso importar uns 25 aparelhos iguazinhos? ja que minha cota é de U$ 500,00 e consequentemente não vou ultrapassa-la. Se não ultrapassarei o peso? e se ultarapassar a minha cota posso trazer ate algum outro limite, pagando os devidos impostos?
Desde ja agredeço.

Raquel Oliveira disse...

Obrigada, Thiago!

A lei só permite que vc traga ate 5 itens iguais na bagagem, do contrário configura compra com fim comercial e paga imposto. Se vc tiver companhia e não for inconveniente, o amigo pode trazer mais 5 e vcs dizem q é p presente se alguém abrir a mala...

Cleyton Max disse...

Olá Raquel, parabéns pelo blog!
Gostaria de tirar umas duvidas com voce.
irei passar 8 dias no panama, excluisvamente para compras.
Qual local (regiao) voce me sugere ficar hospedado? Isso faz alguma diferença ou posso ficar em qualquer bairro?
Pretendo comprar roupas pra uso pessoal mesmo, tipo tommy calvin klein, lacoste, nike, essas marcar eu encontro por la? E as roupas de lá sao originais ou sao iguais as vendidas na 25 de março em sao paulo (réplicas)?
Qual o valor, em média,de uma camisa polo da tommy, so pra eu ter ideia (na minha cidade custa uns r$220,00)?
estou querendo ir so com uma mochila com 3 ou quatro pares de roupas e voltar com as malas cheias , voce acha que vale a pena??
E, por fim, é melhor eu comprar roupas em shoppings na cidade do panama ou em colon ?

qualquer dica sera valida

Muitissimo obrigada!

Fernanda disse...

Raquel, as roupas e bolsas vendidas lá no panamá são originais ou réplicas?
Desde ja agradeço.

Jéssica P disse...

Raquel,

Gostaria de saber se encontro laptop em Colon por valores que compensem.
Vi em alguns sites valores de USD 1.000,00 um note com processador intel i5, tela de 14 e 4GB de memoria.Quase mesmo valor que temos no Brasil.
Consigo achar em Colon valores mais em conta?

Thiago Borges disse...

"Raquel, teu blog é demais!!!

Estou indo pro Panama...e passarei 4 dias em Colon e outros 3 no Panama mesmo, ai que surge a minha duvida...em Colon as compras são feitas nas ruas mesmo...existe um centro comercial...Ou Shopping onde eu possa encontrar tudo??

Outra coisa precisa liberar o cartão antes de viajar para poder comprar lá...e eles parcelam as compras???

Ouvir falar que na saida da cidade eles fazem uma revista nos carros...é isso mesmo???

Desdde já, obrigado e Abraços!!!

Digomeida disse...

Olá Raquel, tudo bem? Eu e minha namorada estamos indo a Punta Cana e na volta passaremos 3 dias no Panamá. Gostaria de saber mais informações sobre camisas polos Tommy, os preços são realmente bem acescíveis? Penso em trazer umas 40 camisas. Será que vou ter algum problema com a alfândega? Um grande Abraço, Rodrigo.

Digomeida disse...

Olá Raquel, tudo bem? Gostaria de saber mais informações sobre camisas polos masculinas(tipo tommy). Os preços realmente são em conta? Teria idéia de quanto as compraria? Penso em trazer umas 50. Será que corro risco com a alfândega? Um grande abraço, Digomeida.

Raquel Oliveira disse...

Calma meninada!!!

hahahahaha, estou adorando tantos comentários!!! Mas eu não sei os produtos que têm nas lojas hoje! :)

Infelizmente não tenho como responder quanto custa uma camisa ou um computador e suas configurações :(

Mas respondendo ao Tiago e ao Digo: pode-se encontrar tudo concentrado na área de Colon, nao precisa ficar procurando pq tudo tem mais ou menos o mesmo preço, e há um limite de mercadorias que vc pode trazer, que é um maximo de unidades iguais e por valor de eletronicos tb.

Trazendo 50 unidades iguais da mesma camisa, vai configurar fim comercial. Sugiro que traga peças variadas.

Quanto aos eletronicos, hoje ja se pode declarar camera fotografica, celular e alguns itens eletronicos como sendo de uso pessoal, fora da caixa. Mas também, se vc trouxer um monte vai dar pinta.

Fiquem espertos, e aproveitem o paraiso das compras sem fazer da volta um inferno.

Janine disse...

Oi Raquel,
Parabéns pelo seu blog, ninguém tem tanta boa vontade. Desde já, obrigada!
Eu vou para Punta Cana no fim de setembro e pararei no Panamá as 6:30h e sairei as 18h. Queria comprar algumas coisas para mim e minha família. O que quero saber é se vc pode me informar se eu consigo despachar a minha bagagem do Panamá para
Punta, pq se tiver que levar tudo como bagagem de mão não cabe em cabe em cima no avião. Vou ficar pelo menos umas s9h livre, da para ir em Cólon?
Obrigada

Juliana disse...

Li o seu blog e fiquei muito animada com suas dicas sobre as compras no Panamá.
Estou indo domingo bem cedo para Punta Cana e na volta passaremos pelo panama teremos 10 horas entre um voo e outro.
Você acha que vale a pena ir pra zona de colon?
Andei pesquisando e achei um shopping chamado allbrook mall, que disseram que também é bom pra fazer comprar e é mais proximo pra que a gente não tenho risco de perder o voo. Você conhece?
Queria saber como eu faria pra poder sair do aeroporto pra ir pra um desses lugares. Ouvi falar de um ônibus que sai do aeroporto e pode nos levar pra um shopping (ou um lugar de compras), você sabe se tem mesmo e pra onde ele nos leva?

Espero que possa me ajudar a tempo.

Desde já agradeço.

Juliana

Priscila disse...

Oi Raquel, parabéns pelo blog.. Depois de ler tudo sobre "Panamá, o paraído das compras" restou uma duvida!
Na volta de Punta Cana, em setembro, vou pegar uma conexão de 11 horas no Panamá. Fiz planos de fazer compras no Albrook Mall, durante este tempo.
A duvida é: Consigo despachar minhas compras (por exemplo, 1 mala) feitas no panama, no guiche da COPA?? Logico, isso sem exceder o limite de bagagem!
Bjos e obrigada!

Raquel Oliveira disse...

Priscilla, vc pode despachar suas compras sim, inclusive muitas pessoas compram TVs no free shop do aeroporto e despacham tb. Não tem problema nenhum!

Boa viagem!

Raquel Oliveira disse...

Juliana, Allbrook Mall vale a pena sim e é mais perto. Não conheço o onibus que leva do aeroporto pra lá, mas taxi é bem barato e provavelmente é bem mais rápido também, pois não para em varios pontos.

Boas compras!

Raquel Oliveira disse...

Janine, vc pode despachar a bagagem sim! e 9 horas dá tempo de rodar o país inteiro! :)

Marcionacional disse...

As roupas e Tenis,são originais?

Abraços!!!

Raquel Oliveira disse...

Marcio, vc encontra tudo original. Bj.

Mayra disse...

Raquel, eu simplesmente amei seu blog!! Era exatamente o que estava procurando!!! Vou realizar um cruzeiro pelo Caribe, e uma das paradas é em Cólon..confesso que nunca tinha ouvido falar no lugar, porém, eu adorei o seu blog pois eu consegui saber tudo o que precisava!! Dicas preciosas, viagem mais proveitosa!!!

Muito obrigada!!!!!!!!!

Raquel Oliveira disse...

Mayra, esse é o intuito, ajudar quem vai visitar! Adoro compartilhar minhas experiências de viagem e ouvir a de vcs tb!

Estou com uns Posts fresquinhos sobre minhas idas a Colômbia, Manaus, Fernando de Noronha e outros lugares! Fique ligada e escreva sobre seu cruzeiro tb!

Boa viagem!

Janine disse...

Raquel, muito obrigada pela resposta. Vou viajar na próxima quarta e quando voltar dou notícias.
Deus te abençoe.
Bjs

Danilo disse...

Olá Raquel! Como vai? 2 curiosidades: 1. Você sabe se o duty free do Panama tem site, com preço das mercadorias? Foi ano passado pra Argentina e pude ter idéia antes de preços e o que havia pra vender lá. 2. Você tinha idéia de que seu post ia gerar isso?! rs 02 anos depois e você ainda está respondendo curiosidades sobre a mesma viagem..

Raquel Oliveira disse...

Danilo, o duty free do aeroporto do Panamá nao tem pagina na web, ja procurei isso feito louca tb... o site do aeroporto é péssimo: http://www.tocumenpanama.aero/index.php?cccpage=index&set_language=en

E olha, NUNCA imaginei que um post fosse fazer tanto sucesso como esse. Só para esse post, recebo cerca de 100 visitas diárias, vc acredita?

Delacrema disse...

Boa noite Raquel, como funciona com a saida das mercadorias compradas em Colon ? paga algum imposto na saida ?

Delacrema disse...

Boa noite Raquel,
Como funciona a saida dos produtos comprados em Colon, tem que pagar imposto pra voltar pra panama city com as coisas ?

Virginia disse...

Oi Raquel
Adorei seu blog e vi que este post está bombando. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Vou para Punta Cana e ficarei algo em torno de uma hora na ida e ua hora na volta no aeroporto do Panamá.Posso comprar ítens na ida e outros na volta??
Muito obrigada!
Virginia
Virginia

Virginia disse...

Oi Raquel,
Adorei o blog!
Vou para Punta Cana e ficarei mais ou menos uma hora na ida e uma hora na volta , no aeroporto do Panamá.
É possível fazer compras na ida e na volta, ou seja dividir as compras em função do pouco tempo?
Obrigada,
Virginia

Raquel Oliveira disse...

Virginia, lá dentro do aeroporto é sim, mas nem pensar em sair de lá pq nao da tempo de voltar. Bj.

Raquel Oliveira disse...

Delacrema, a zona é livre de impostos. Vc só paga pra receita no Brasil o que passar de 500 dólares.

Janine disse...

Oi Raquel,
Eu estive aqui pedindo dicas de compras no Panamá. Fui a Punta Cana e passei no Panamá por 12h. Fui ao Albrok shopping, achei tudo caro, nada dos preços que vi as pessoas falando. Um DVD portátil que alguém falou aqui q comprou por 20 dolares estava 89 dólares. A maioria das coisas não valia a pena. Mas Punta Cana é o paraíso!!!!! Também vi o canal do Panamá, muito legal.
PaRA QUEM QUER COMPRAR, PODE COMPRAR NO AEROPORTO MESMO, PQ DENTRO DO pANAMÁ É POUCA COISA MAIS BARATO, MAS COBRAM o imposto e aí fica tudo na mesma.
Bjs

Raquel Oliveira disse...

Oi Janine, obrigada por nos atualizar! Pelo que vc esta nos contando parece que a fama já colaborou pra inflação, né? Realmente é uma diferença muito grande de 20 para 89 dólares em um produto. Agora eu preciso ir a Punta Cana! ;)

Andrea disse...

Oi, Raquel! Vou viajar prá Cuba e farei uma conexão no Panamá. Ainda não sei quanto tempo ficaremos. Pretendo comprar equipamento para fotografia para mergulho Vc se lembra de ter visto por lá? Obrigada pela ajuda!

Raquel Oliveira disse...

Andrea, no freeshop tem cameras e lentes sim. Não há uma grande variedade mas tem as principais e o preço é bem melhor que no Brasil!

Anônimo disse...

olá como estas...bom raquel sei que se passaram quase um ano da ultima mensagem...mais nao custa tentar...chegarei no aeroporto do panamá as 20hs da noite e o meu voo para o brasil é as 15hs da tarde....na verdade perdi metade do dia...te pergunto vale a pena sair do aeroporto nesse horario....outra dúvida cruel quero fazer umas compras..venho orlando.minhas bagagens será despachada direto pro rio de janeiro ou eu terei que pegar no panamá e aguardar meu voo para despachar de novo..pq não queria andar com as malas pela cidade ou aeroporto(ninguem merece né gata)....já vi muitos comentarios sobre os valores do panamá vou me arriscar,,,,quem sabe trago um presente bafão pra vc....beijos querida e me procura no twitter..att roger " a bonita"

Raquel Oliveira disse...

Roger, vc é uma pessoa de sorte! Vai pernoitar no Panamá e dá tempo de gastar a manhã em Colón! Sim, vale a pena e dá tempo. Vc vai dormir onde? Se a bagagem vai ser despachada direto pro Rio, vc nao precisa pegar no aeroporto. Vai sair de lá só com o cartao de credito e o passaporte e bombar nas lojas. :) Nao te achei no twitter. Procura @raquel_oliveira

Beijos e aproveita!

Unknown disse...

Antes de mais nada.Parabéns pelo Blog.
Citou que compraram telefone e outros eletrônicos.
Minha dúvida é em relação ao funcionamento dos mesmos aqui no Brasil.Se teve algum problema de incompatibilidade ou algo do tipo.
grato.

Raquel Oliveira disse...

Vaner, nesse caso vc tem q comprar umproduto com garantia global. Realmente se for uma marca local, só indo lá. O que compramos foi HTC. Tem autorizada no Brasil se levarmos a nota.

Victor disse...

Olá Raquel td bem?

Estive olhando seu blog e me interessei muito pelas suas informações...
gostaria de perguntar o seguinte:

estou indo pra Punta Cana agora em maio de 2012, e vou parar no Dutty free shop do panamá...
Eu pretendo comprar um X-Box 360 e mais alguns eletrônicos (mas sem exceder a cota de 500 dólares)
Minha dúvida é sobre a volta para o Brasil...
Vou parar no Panamá na ida...quadno eu chegar em Punta Cana, vou ter que pagar algum imposto sobre meu xbox??e depois quando eu voltar para o Brasil, se eu não exceder o limite de 500dólares em compras no free shop, terei que pagar mais algum imposto sobre meu xbox?? Obrigado pela atenção, Victor

Anônimo disse...

Bom dia Raquel,
Chegarei noa Cidade dpo Panamá 06:40 e sairei dois dias após 21:50. As lojas do free shoping do aeroporto estarão fechadas? Os preços do aeroporto são muito melhores?
grata

Leize disse...

Raquel, quantos comentários sobre sua viagem hein?? Vi que outras duas pessoas perguntaram sobre marcas de roupas. Vc sabe responder se eu encontro Rauph lauren, Lacoste, Adidas, GAP, Tommy???
Beijos

Juliana Rezende disse...

Olá Raquel,
Obrigada pelas excelentes dicas. Vou agora em maio para Punta Cana e na volta terei 4h no Panama. A minha dúvida é: vale a pena comprar os perfumes no free shop do Panamá ou não tem tanta diferença pro free shop do Brasil? Pergunto isso pq coisa líquida é preciso despachar né? Obrigada, Juliana.

Raquel Oliveira disse...

Victor, vc só paga de imposto 50% do valor que passar de 500 dólares em compras no exterior. Por exemplo, se o total de suas compras (eletronicos) for 600 dolares, vc pagará 50 dolares de imposto (50% de 100 dólares).

Raquel Oliveira disse...

Leize, dentro do aeroporto não tem tanta roupa, mas na cidade tem todas essas lojas.

Raquel Oliveira disse...

Sobre o horário das lojas do free shop, acredito que devam abrir às 8h e fechar às 21h. Mas vc estará lá a essa hora pelo menos na volta! Os preços do free shop são muito bons, mas se vc estará na cidade do Panamá, poderá comprar ainda melhor nas lojas.

Raquel Oliveira disse...

Juliana, minha sugestão é vc dar uma olhada nos preços aqui antes de sair, antes do seu embarque, e comparar quando chegar lá. Comprar perfume no free shop do Panama não tem problema, nao precisa despachar.

Leticia disse...

Raquel,
Encontrei o seu blog nas minhas buscas sobre o Panamá. Ficarei 2 dias lá e vou realmente para fazer compras (em geral roupas e cosméticos). Quais shoppings você recomendaria? Ir até Colón vale a pena? Parece ser um pouco mais longe.
Obrigada,
Leticia

Grazielle Serra disse...

Olá, Raquel.
Estive lendo seu blog e me interessei muito! Queria algumas dicas..
Eu e meu noivo estamos indo de lua de mel em dezembro para Punta Cana e na volta, ficaremos 2 dias no Panamá... Queria umas dicas de lugares que c acha que compensa ir... E as lojas de marca? Realmente o preço compensa? Dá pra confiar? As coisas são originais msm ou tem lugares específicos para os falsos, p. ex.
Obrigada, e estou adorando o blog! bjo

Raquel Oliveira disse...

Leticia e Grazielle, o Panamá é super pequenininho e mesmo parecendo longe, Colon é bem pertinho do Centro. Pra quem mora no Rio ou em Sao Paulo então, é como se desse pra ir de bicicleta, bem diferente de todo o transito que estamos acostumados.

Já tem tempo que eu fui, mas o Panamá é quase tão barato quanto Miami, por ser ponto de carga. Como em todo lugar, inclusive Miami ou Paraguai, há mercadorias falsas e verdadeiras. Mas eles falam abertamente que é réplica. E a réplica tem o preço bem diferente da original também, é claro. Tem outlets e lojas que não são ponta de estoque mas mesmo assim têm preços bons e promoções em seu interior.

E não percam dois dias inteiros fazendo compras!!! Aproveitem para conhecer o canal, será uma experiência única.

E lembrem-se que ontem o dólar fechou a R$2. Não vão exagerar porque já não vai mais sair tão barato assim. :)

cristiane disse...

Oi Raquel, seu blog está me ajudando muito. Estou indo pra Punta Cana e vou ficar no Panamá por 7 horas na volta. O que vc me indicaria, ficar no aeroporto ou ir ao Albrook mall? Meu interesse é em óculos, relógio e eletrônicos9( celular,tablet eoutros) Viajo dia 28 de junho

beijos

Raquel Oliveira disse...

Oi Cristiane, obrigada!

Eu acho que para o que vc quer o próprio aeroporto já atende. Como você tem tempo, dá pra ir numa boa ao Mall, mas sinceramente não acho necessário. Da uma olhadinha assim que você sair do avião e vê se vc precisa de uma variedade maior do que tem ali de produtos. Se for o caso vc dá uma escapadinha.

Beijos e boa viagem!

Marceli disse...

Raquel.
Vou ficar no aeroporto do Panama por 4h, gostaria de comprar um iphone, vc acha que encontro lá?

Raquel Oliveira disse...

Certamente, Marceli!!!

Mas pense numa coisa... dependendo da sua operadora, vc pode tirar um iphone bem barato aqui usando seus pontos. Eu paguei R$99 no meu na Claro. De repente vale a pena você ver isso antes de viajar para comparar.

Outra questão é que o iPhone5 lança em julho. Isso significa que o preço dos outros vai cair também.

bj,

Raquel

FLÁVIA disse...

Olá! Estou indo dia 02 de agosto pra Bogotá, onde fico 5 dias, Cartagena, tb 5 e 2 dias no Panamá. Me dê dicas pra eu não perder tempo e usufruir o melhor de tudo! Pidona, eu, né? Desculpe-me , mas notei que vc é uma pessoa muito generosa e gosta que todos compartilhem do que é bom. Obrigada, Flávia

cristiane disse...

Boa noite, voltei de Punta Cana no dia 04 de julho de 2012. Na ida pra este paraíso tinha 4 horas no aeroporto do Panamá até a hora do meu voo rumo a Punta Cana. Andei muito por lá, e não achei os preços interessantes. Uma camisa lacoste não saia por menos de U$ 70,00, o celular sansung galax note estava num bom preço U$ 700,00, comparado ao preço do Brasil. Na volta do paraiso tinha 7 horas de espera pro voo pro Brasil, então fui ao Albrook mall, fiquei doida. Muita coisa legal e ai sim vi preços interessantes. Meu marido comprou camisa da Polo por U$ 16,00, casaco Polo U$ 39,90, o celular sansung galax que no duty free era U$ 700,00 comprei por U$ 650,00. So que pra ir até lá tem que ter mais tempo. Levei tudo anotado e me perdi diante de tanta tentação. O taxi até lá é caro , paguei U$ 66,00 ida e volta eela fica há mais ou menos 40 minutos do aeroporto.

Raquel Oliveira disse...

Entao vc conseguiu ir até o shopping? Pelo visto foi bom e valeu a pena né? Roupas realmente nao tem no aeroporto, mas a diferença de preço do telefone nao valeu por conta do taxi. Eu acho q eletrônicos no aeroporto têm um preço que realmente valem a pena.

Deixa as dicas das lojas de roupas aqui Cistiane!

Raquel Oliveira disse...

Flavia, é pouco tempo, mas reserve uma tarde para ir ao canal e outra para compras em Albrook Mall. De resto, curta as praias e a cidade histórica!

negro gigante disse...

Olá raquel.

Meu nome é Alex costumomsempre fazer compras de roupa em New york para revenda . Gostaria de saber se o preço no Panamá sao competitivos aos do u.s.a e se realmente vale apena eu mudar o roteiro? Encontro todas as grifes lá de roupa e tênis? Grato pela ajuda.

Raquel Oliveira disse...

Negro, os EUA ainda são mais baratos que o Panamá sim. Principalmente Las Vegas. Acho quem nem Miami bate Las Vegas. Os preços são incríveis!!!

Unknown disse...

Olá Raquel,

vou para havana e farei uma parada de 14 horas no panama! alguma dica de locais onde eu possa ir às compras e turisticamente??

Agradecido!!!rsrs

Raquel Oliveira disse...

Alexandre, da tempo de vc ir à zona franca e tb dá tempo de conhecer a cidade historica do Panamá!

Agora eu que quero pedir dicas de Havana pra vc! Sou louca pra ir. Estava pensando em ir agora no feriado de 12 de outubro. Vc comprou um pacote ou fez seu roteiro sozinho?

Unknown disse...

Olá Raquel,

vou pra havana no ano q vem! Tenho uma formatura de um familiar q estuda lá. Vou em família ( aproximadamente 10 pessoas), inicialmente ficaremos alguns dias na casa de meu primo (o formado citado acima) depois ficaremos em hospedados no hotel onde será realizada a formatura (3 dias de estadia com total acesso ao hotel) depois disso voltaremos a casa de meu primo e ficaremos por média de 07 dias curtindo havana!!! Ficaremos 12 dias lá!! É certesa q darei algumas passadas em cayo coco, é uma praia paradisíaca com agua parte azul parte verde e areia branca como papel!!! Estou super ancioso!!!

Raquel Oliveira disse...

Bom... se seu parente mora lá, pode fazer favor de montar um programa bem legal pra gente, com as melhores dicas que só quem mora lá pode saber!!! :)

Unknown disse...

Pode deixar!!!!!

Obrigado por tudo!!

Juliana Mello disse...

raquel,
Como já faz um bom tempo da sua viagem, não sei se ainda se lembra, mas vc tem ideia se no aeroporto do panamá cameras fotográficas são mt mais caras do que em comparação aos EUA?? Eu to indo mes que vem pra Punta Cana, com escala no Panamá de 1 hora e to decidindo se eu compro a camera por lá, ou se peço pra uma amiga trazer esse mes ainda dos Eua pra mim! bjsss

Raquel Oliveira disse...

Juliana, voltei de lá hoje, passei 6 dias lá.

Os preços do Panamá são exatamente 10% a mais que dos EUA, nas lojas fora do aeroporto. Dentro do aeroporto é um pouquinho mais caro.

Com só uma hora não vai dar tempo, mas tem um shopping chamado Multicentro, que fica a 10 min do aeroporto e tem até onibus de graça pra lá. Nesse Multicentro, tem um cartao desconto para turistas e o preço fica muito bom.

Como vc nao poderá ir ao Multicentro, devido ao pouco tempo, e o preço no Duty Free será bom, mas nao tanto quanto EUA. Vale mais que comprar aqui no Brasil, mas não pode parcelar. Veja o que é mais interessante pra vc.

Um abraço e boa viagem!

Renata Chaves disse...

Olá Raquel! Parabéns pelo Blogger! Está ajudando muita gente.
Meu namorado está indo ao Panamá em Dezembro e vou pedir para ele comprar uma câmera fotográfica para mim.
É uma Nikon D7000, uma máquina profissional. Você teria alguma dica, de lugares onde ele pode encontrar material fotográfico e câmeras profissionais?

Obrigada!

Sara disse...

Eu fui para o Panamá por 2 meses e comprar muitas coisas. Comprei cinco perfumes importados, roupas e calçados. Os preços são muito baratos e os produtos são genuínos. Eu recomendo a compra indo para o Panamá. beijos

Anônimo disse...

Boa noite Raquel,

Estou indo para a Costa Rica e quem sabe dar uma passada no Panama para comprar algum eletrônico. Os preços de lá são +/- o preço que é pago no Paraguai?

Muito obrigado :)

Raquel Oliveira disse...

É exatamente isso, 10% a mais que EUA, o mesmo praticado no Paraguai!

Anônimo disse...

Raquel, em 1º lugar o seu blog está de parabéns!!! Muitas informações importantes!

Gostaria de umas dicas. Passarei o carnaval de 2013 em Cancun, e tenho conexão no Panama (ida-6h e volta-1h).

Neste caso é melhor comprar na ida ou na volta...? Pois não sei se os preços do Panamá são melhores que de Cancun. São?
Caso compre na ida ou na volta...sendo muita coisa..como faço pra despachar...ou posso levar como bagagem de mão?
O que posso trazer p o Brasil, sem ter problemas...
É Melhor levar Dólares ou Peso?

Raquel Oliveira disse...

Compra na ida que vc tem 6h. 1h é muito pouco e não vai dar tempo.

Cancun não tem preços muito atraentes não, e tb não tem nada interessante pra comprar. Tem uns shoppings tax free mas o aeroporto do Panamá é mais barato.

Bom carnaval! Eu estarei no aeroporto do Panamá dia 7/2, no carnaval tb, indo pra Punta Cana. Espero trazer novidades pro blog!

beijos e aproveitem!

Raquel Oliveira disse...

Compra na ida que vc tem 6h. 1h é muito pouco e não vai dar tempo.

Cancun não tem preços muito atraentes não, e tb não tem nada interessante pra comprar. Tem uns shoppings tax free mas o aeroporto do Panamá é mais barato.

Bom carnaval! Eu estarei no aeroporto do Panamá dia 7/2, no carnaval tb, indo pra Punta Cana. Espero trazer novidades pro blog!

beijos e aproveitem!

Anônimo disse...

Ola. Adorei os comentarios. Se ja voltou como foi a viagem? Estou em sp e vc disse q o preco e parecido com o paraguai? Entao nao valeria a pena nem ir ao panama so para compras? Nem em colon? Estou no dilema comprar em colon ou eua. Tenho q colocar o preco das passagem na balanca, mas por sua experiencia oq indica? Obrigado

Raquel Oliveira disse...

A viagem foi ótima. Sim, preço do Panama é o mesmo do Paraguai, 10% mais caro que EUA, e infinitamente mais barato que aqui.

Sobre o que é mais vantajoso contando a passagem, hj ha promoçoes muito boas pros eua, entaopod eser que compense mais ir pra lá. Inclusive nos eua há realmente outlets, com promoçoes que realmente valem a pena.

Só nao deixa de colocar nos gastos despesas com alimentaçao, deslocamento, lazer, etc ;)

Aproveite!

Anônimo disse...

oi Raquel!!! vc conhece sites que contenham preços de eletronicos roupas e etc?? abraço

Alan Nascimento disse...

Olá Raquel. Eu estou indo ao panamá e gostaria de saber se você por caso sabe se tem como comprar aparelhos celulares tipo LG NOKIA SANSUNG e onde sera que eu encontro ? Desde ja muito obrigado.

Raquel Oliveira disse...

Alan, procura no aeroporto mesmo ou na Panama Photo, no shopping. O preço do aeroporto é bom.

Danielle disse...

Oi Raquel, vou passar a lua de mel em cancun e faço escala o Panamá de 1h na ida e na volta.Gostaria de comprar eletrodomésticos como tv acha que da tempo?Outra coisa comi farei, terei que despachar?como se já passei pelo check-in?se tiver como despachar tem noção das tarifas cobradas?
Obrigada e parabéns pelo blog, foi o único q encontrei que trás informações mais detalhadas. Na 3a pg de Google e o seu blog foi a primeira coisa interessante q apareceu!

Raquel Oliveira disse...

Danielle,

Se vc for rapida da pra comprar sim. Vai direto na loja Rivera, pq é o mesmo preço dos outros lugares. Você vai ter que despachar a TV. Só vai pagar se o volume for fora dos padrões ou se já tiver duas malas.

Uma otima viagem e aproveite sua lua de mel! felicidades!

Unknown disse...

Olá Raquel tudo bem? Adorei seu blog e li todos os seus comentários, rs... Parabéns pelo blog e pela informações de ouro! Bom, eu vou para Cuba 10/10 e na volta fico no Panamá por 3 dias, sim 3dias! Que maravilha, rs... Estou indo pra gastar dinheiro, como posso aproveitar e organizar esses 3 dias? Gostaria de comprar roupa para adulto, principalmente roupa para bebe e celular, iPhone! Para bebe posso achar loja da Carters, Gap, tommy e Ralf Lauren? Também posso achar carrinho de bebe da marca Quinny? Também vou comprar celular, o preço em Cólon é muito mais barato que nos shoppings de Panamá? Como faço para chegar em cólon, ônibus ou taxi? Qual o valor do taxi para cólon? Desculpa tantas perguntas, mas nem todos blogs são tão claros quanto a suas respostas/informações!!! Obrigado e se puder responder aqui no blog e enviar para o email Baby.brecho@hotmail.co

Raquel Oliveira disse...

Juliana, obrigada! Fico feliz toda vez que ajudo alguem com essas informações!

Não acho que valha mais a pena ir pra Colon. Se mesmo assim vc quiser ir, tem onibus que te leva pra lá direto e se quiser alugar um taxi por dia, vai pagar por volta de 100 balboas, que equivalem a 100 dolares. Cuidado com falsificaçoes!

Os preços das lojas nos shoppings sao baixos devido à baixa tributação. Tudo nas lojas do Panamá custa exatamente 10% a mais que nas lojas dos EUA. Mas note uma coisa: as lojas não sao ponta de estoque! Entaopense no preço regular de Tommy Hilfger nos EUA e adicione 10%. O mesmo para Ralf Loren, etc.

Não conheço marcas de bebês, mas certamente vc encontra alguma coisa sim.

Anônimo disse...

Olá Raquel, td bem? Uma pergunta, por favor: Seu namorado quase comprou um PlayStation. Vc sabe se é vendido na loja da Sony ou tem uma outra? Parabéns pelo Blog. Obrigado. Abs. Guilherme

Unknown disse...

Raquel adorei as suas dicas!!! Irei fazer uma conexão no Panamá e decidi ficar 2 dias hospedada e fazer comprinhas é claro!!! Você sabe me dizer se Iphone lá é bem mais barato que no Brasil?
Obrigada

Raquel Oliveira disse...

Danielle, o preço la é bem mais baixo sim. custa apenas 10% a mais que nos EUA. Boas compras.

Unknown disse...

Raquel vou com minha esposa para punta cana vou fica 1 hora e meia em panama e queria saber se axo notebook da apple barato e computador desktop ou processador placa mae de computador? Obrigado nathan

Rogério Oliveira disse...

Olá Raquel tudo bem? Parabéns pelo seu excelente blog, é extremamente útil! Estou indo para Punta Cana pela Copa Airlines mês que vêm, e farei conexão de 2hs no Panamá, tanto na ida quanto na volta. Eu e minha noiva gostaríamos de comprar alguns perfumes no free shop durante o tempo de conexão, pois somos viciados em perfumes, mas claro sem exceder a cota de $500. A minha dúvida é:posso comprar na ida? após comprar no free shop poderei entrar no avião com os perfumes? Qual loja vc indica? Desde já agradeço!! Abraço.

Raquel Oliveira disse...

Oi Rogério, pode sim. Não tem problema nenhum no voo entre Panama e Punta Cana. É só vc deixar na bolsa grampeada do freeshop. Ali todas as lojas são do mesmo dono, enato todas terão o mesmo preço :)

Rogério Oliveira disse...

Raquel muito obrigado pelo retorno!
Sem querer abusar da sua paciência, apenas mais uma pergunta: chegando em Punta Cana, não terei nenhum problema para entrar no país com os perfumes comprados no duty free? Desde já agradeço novamente.

Raquel Oliveira disse...

Não vai ter problema nenhum! Pode seguir cheiroso! :)

Augusto Brav disse...

Oi Raquel,
Primeiramente, parabéns pelo blog. Excelentes informações.
Estou com uma conexão de 8 horas no Panamá (retornando do Equador). Estava pensando em ir ao metromall. Lá tem uma loja da Perry Ellis que gosto muito. Gostaria de comprar camisas e um terno. Será que vale a pena, se comparado com EUA?
Nas lojas de departamento deste shoppings encontro camisa social com bons preços?
Tem alguma outra sugestão?
Obrigado